Bonduelle anuncia venda do negócio das saladas em França e na Alemanha devido à concorrência das marcas brancas

Esta decisão surge após uma década marcada por um “declínio estrutural no consumo” destes produtos em ambos os países, agravado pela inflação e pela crescente concorrência das marcas brancas.

Pedro Gonçalves
Agosto 29, 2024
12:28

A multinacional francesa Bonduelle confirmou estar em negociações exclusivas com Les Crudettes, uma empresa do Grupo LSDH, para a venda do seu negócio de saladas embaladas em França, e com a Taylor Farms para a venda da sua filial na Alemanha. Esta decisão surge após uma década marcada por um “declínio estrutural no consumo” destes produtos em ambos os países, agravado pela inflação e pela crescente concorrência das marcas brancas.

Se as transações forem confirmadas, sujeitas às aprovações regulatórias necessárias, a Bonduelle espera que o Grupo LSDH e a Taylor Farms consigam revitalizar estes negócios nas respetivas geografias.

Além destas negociações, a Bonduelle também anunciou uma reestruturação na Bonduelle Frais France, que inclui um plano para racionalizar as estruturas da sede central e encerrar as operações na fábrica de Saint Mihiel, para a qual será procurado um comprador. Segundo a empresa, estas medidas são essenciais para preservar os postos de trabalho nas fábricas do Grupo Bonduelle em França e na Europa.

Christophe Bonduelle, representante da empresa, sublinhou em comunicado, citado pelo EL Economista, que a estratégia da Bonduelle passa por “voltar a produzir de forma local em Espanha”, destacando a intenção do grupo em focar-se noutras operações, como o mercado de produtos frescos, delicatessen, conservas e congelados, para continuar a crescer nesses setores.

Entretanto, os negócios de produtos frescos na América do Norte e em Itália não serão afetados por estas mudanças, pois operam em mercados com dinâmicas diferentes. A Bonduelle planeia continuar a gerir e desenvolver as atividades nesses territórios, tanto na categoria de saladas frescas recém-cortadas se prontas a consumir, como nas de dose individual com carnes frias. A empresa também indicou que está a rever o valor dos seus ativos no negócio de saladas na América do Norte, cujo impacto será refletido nos resultados financeiros consolidados a 30 de junho de 2024.

Por fim, a Bonduelle esclareceu que já iniciou conversações e consultas com os representantes dos trabalhadores, que deverão continuar nas próximas semanas, como parte do processo de reestruturação em curso.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.